sexta-feira, 14 de maio de 2010

Morfologia


Hoje, vou postar algumasfiguras, para melhor compreensão da "TETRALOGIA DE FALLOT COM ATRESIA PULMONAR".

Tetralogia de Fallot é um defeito congênito, e é a cardiopatia cianótica mais comum. É caracterizada por quatro malformações cardíacas:

A - Estenose(ou atresia) pulmonar: uma diminuição de diâmetro do trato de saída do ventrículo direito pode ocorrer na valva pulmonar(estenose valvar) ou abaixo da valva pulmonar(estenose pulmonar)

B - Aorta que se sobrepõe ao defeito septal ventricular: Uma valva aórtica com conexão biventricular, ou seja, está situada no defeito septal ventricular e conectada com os dois ventrículos.

C - Defeito septal ventricular (DSV) ou Cavidade inter-ventricular(CIV): ligação entre os dois ventrículos, o que possibilita a mistura do sangue venoso com arterial(que causa a cianose).

D - Hipertrofia do ventrículo direito: O ventrículo direito tem mais músculo que o normal, causando uma aparência característica que é visível por raio-X de tórax.



Estas características acontecem a nível embriológico. Existem variações anatômicas entre os corações de indivíduos com tetralogia de Fallot. O grau de obstrução do trato de saída do ventrículo direito varia entre os pacientes e geralmente determina seus sintomas clínicos e a progressão da doença.


coração normal