quinta-feira, 16 de junho de 2011

Solenidade na Câmara

Ontem, 14 de Junho, a Associação de Apoio à Criança Cardiopata - Pequenos Corações recebeu, na Câmara dos Vereadores do RJ, o Conjunto de Medalhas do Mérito Pedro Ernesto.
A fundadora da ONG, Márcia Rebordões, esteve presente para receber a honraria, das mãos do vereador Jorge Manaia.


Márcia recebendo as medalhas das mãos do Vereador Jorge Manaia

Os cardiopatas do RJ e suas famílias, foram representados, por Georgea Leal, voluntária da Pequenos Corações.
Além da Ong, alguns médicos como Dra. Rosa Célia, do projeto Pró Criança, e Dra. Sandra de Jesus, também foram homenageados.

Dra. Rosa Célia, Georgea Leal e Lucas Leal

A solenidade foi assistida por vários cardiopatas, familiares, médicos e colaboradores da ONG.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Evento de 12 de Junho

 Ontem, 12 de junho, na Quinta da Boa Vista, foi tralizado nosso evento de conscientização da população. Distribuimos folderes explicativos. Colhemos assinaturas para o nosso abaixo assinado,para que o dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita se torne oficial, no calendário nacional, ganahndo assim maior divulgação da doença, dos exames e da importância de um diagnóstico precoce.


Mais que um evento para conscientizar a população no geral, foi um grande encontro, uma grande confraternização. Em clima agradável, num dia de sol, várias famílias, unidas pela mesma causa, com o mesmo propósito, passar uma manhã agradável, trocando informações e experiências.
  Todos unidos pelo coração. 


sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Que é Cardiopatia Congênita?

Cordiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde.

É o defeito congênito mais comum e uma das principaiscausas de óbitos relacionadas a malformações congênitas.

Nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardiacos  por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos 1 é cardiopata.

Desses 23 mil cardiopatas que nascem anualmente, pelo menos 80% necessitarão de uma cirurgia cardíaca, mas infelizmente cerca de 13 mil não recebem o tratamento*, principalmente por falta de diagnóstico ou vagas na rede pública.

A mortalidade decorrente das cardiopatias congênitas seria drasticamente reduzida se todos os cuidados pré e pós natais fossem devidamente instituídos.

A incidência de cardiopatia congênita é 8 vezes maior do que a Síndrome de Down.



*dados do 38º Congresso Brasileiro de Crdiologia, 2011


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cadu e suas informações



Vidozinho de animação que passa valiosas informações sobre cardiopatia congênita.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Na Estrada da Vida

Free Wallpapers - Mais um Wallpaper para você usar como seu papel de parede!
Flores amarelas ao redor de uma estrada.A vida é uma estrada. Uma estrada onde não há ultrapassagens. Uma estrada onde cada um tem seu mapa, seu tempo de viagem,  mas todos têm o mesmo destino.

Em cada parada, encontramos outros viajantes a quem podemos pedir informação. Há os que nos dão boa direção, de caminhos corretos e seguros, mas que por vezes encontramos lombadas e buracos na pista.  E há os que nos indicam atalhos, mas esquecem de nos avisar dos impostos a pagar e da má conservação da pista, que se encontra neste caminho. Cabe a nós decidir entre seguir nosso mapa, ou a orientação de outro viajante.

Algumas vezes encontramos viajantes distraídos, que perderam seus mapas. A esses devemos orientar que sigam pelo caminho mais seguro e correto, mesmo que não seja o mais fácil e o de mais belas paisagens.

Em outras vezes encontramos viajantes que parecem conhecer bem seus mapas, demostram coragem ao enfrentar os percauços da estrada,  e facilitam nossa viagem nos dando dicas do melhor caminho, das melhores paradas, compartilhando sua água e seu alimento nos trechos menos abastados, nos seguindo por boa parte do trajeto. A esses companheiros de estrada desejamos o mais belo caminho e queremos sua companhia por toda a viagem, mas é preciso deixá-lo ir  se sua viagem chegar ao fim antes da nossa.

Há viajantes que têm uma breve viagem, e em seus mapas constam caminhos difíceis... tortuosos, esburacados e pedregosos, mas que apesar das dificuldades demostram alegria de estar em viagem, e não nos deixam de ensinar algumas regras de um bom viajante e indicar belas paisagens a vislumbrar pela estrada. A essas "borboletas" da estrada, sempre teremos saudades e um grande carinho. Mas mesmo sem entender o motivo de tão breve viagem, devemos seguir nosso caminho sem esquecer as lições aprendidas.

Em fim...Estamos todos na mesma estrada, cada um na sua pista, com seu mapa, seu ponto de partida, seu cronômetro em contagem regressiva. Cada curva é uma surpresa, um mistério. O destino é mesmo para todos. Essa é a única certeza que temos, é a única inscrição no mapa.

Siga em paz e boa viagem!


AUTOR: Karla F. França