quarta-feira, 3 de março de 2010

Falando de coração

Hoje, vou falar mais sobre minha tetralogia.
Bem...Sou portadora de uma cardiopatia congênita(des de o nascimento), chamada "Tetralogia de Fallot" - A Tetralogia de Fallot é classificada como um defeito cardíaco cianótico, pois o distúrbio resulta em sangue insuficientemente oxigenado bombeado para o corpo, o que leva a uma cianose (coloração roxo-azulada da pele) e falta de ar. A forma clássica de Tetralogia inclui 4 defeitos dentro das estruturas do coração: defeito do septo ventricular (orifício entre os ventrículos direito e esquerdo), estreitamento da válvula pulmonar (do pulmão), aorta deslocada e parede espessa do ventrículo direito. Há um fluxo de sangue não oxigenado na circulação geral e uma diminuição do fluxo de sangue para os pulmões, o que compõe o distúrbio cianótico. Ao nascer, a criança não mostra sinais de cianose, mas pode desenvolver, mais tarde, episódios de pele azulada ao chorar ou ao se alimentar. A Tetralogia de Fallot ocorre em aproximadamente 50 em cada 100.000 crianças. É a segunda causa mais comum de doença cardíaca cianótica em crianças. - fonte:http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/index.htm

Foi descoberto quando eu era muito bebê ainda, e como na época(há 27 anos atrás), os recursos e conhecimentos eram muito mais restritos do que hoje, acabei não sendo operada. Como, até hoje, não passei por nenhuma cirurgia, me tornando assim uma "raridade da medicina". Não que a doença seja rara. Raro é alguém chegar na minha idade sem nunca ter sofrido nenhuma cirurgia, pois hoje, os bebês com tetralogia são operados, em alguns casos, com poucos dias de vida.
Alguns médicos chegaram a me dar "prazo de vida".
Imaginem a cabeça da minha mãe ouvindo frases do tipo: "Sua filha não chegará há 1 ano de idade", "Dificilmente ela chegará aos 7 anos", "Se ela chegar aso 12, será um milagre". Felizmente todas as previsões estavam erradas. Tão erradas que sobrevivi até à perda da minha mãe, que faleceu aos 42 anos, de infarto, 1 mês antes dos meus 18 anos.

Costumo brincar(sou uma pessoa muito bem humorada, sempre. apesar do humor negro,às vezes..rsrs), que já estou com 3 prazos de validade vencidos, então, cada dia é lucro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário